Médico diz que refrigerante foi principal causa para formação de 35 pedras em bexiga de idoso em MG

(FOLHAPRESS) - Um homem de 60 anos teve 35 cálculos (pedras) retirados de sua bexiga em um procedimento cirúrgico no dia 28 de abril, no hospital de Capinópolis, no Triângulo Mineiro.
"O refrigerante é muito rico em açúcar, sódio e ácido fosfórico. São os três componentes que quando estão em alto nível no nosso organismo aumentam muito a produção de cálculos", afirma o médico.
O profissional disse que o paciente, oriundo do SUS (Sistema Único de Saúde), se queixava de uma dor e peso na parte de baixo da barriga, região conhecida como baixo-ventre.
O homem relatou, inclusive, que ele próprio havia retirado alguns cálculos menores que estavam no canal da urina com o uso de um clipe que era introduzido pela uretra.
Os exames apontaram que o paciente apresentava uma próstata aumentada, o que também é um complicador para a formação de cálculo.
Durante a análise, foi constatado que uma das pedras tinha 1,8 centímetro, por isso foi recomendada a cirurgia por endurologia, pelo canal do pênis. O médico afirmou, porém, que só teve conhecimento da grande quantidade de cálculos na hora da cirurgia.
"No início do procedimento, a gente identificou que ele tinha um estreitamento do canal da uretra que dificultava a passagem da urina e aumentava o sedimento urinário. Quando eu entrei na bexiga dele parecia que estava em uma caverna, pela quantidade de cálculos", diz Andrade.
Ele afirmou que a formação dos cálculos leva tempo, portanto, o homem deve sofrer com o problema há anos.
A recomendação do médico para evitar o acúmulo de cálculos na bexiga é o aumento da ingestão de água e realização de check-ups uma vez por ano com consultas ao urologista, além de exames de imagem e de sangue para avaliação.
Leia Também: Pepe Mujica está em estado terminal e recebe cuidados paliativos
COMENTÁRIOS