Seja bem-vindo
Rondonópolis,14/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Fábrica clandestina de equipamentos para fraudar energia é fechada em Rondonópolis; sete são presos

Roubo

Secom
Fábrica clandestina de equipamentos para fraudar energia é fechada em Rondonópolis; sete são presos

Fábrica clandestina de equipamentos para fraudar energia é fechada em Rondonópolis; sete são presos

Publicidade

A Polícia Civil prendeu sete pessoas em flagrante durante a segunda fase da Operação Cattus, realizada em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, na última segunda-feira (13). O grupo é suspeito de integrar uma associação criminosa especializada em fraudar medidores de energia elétrica.


De acordo com a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), os suspeitos atuavam há cerca de quatro anos e foram presos por furto qualificado de energia e associação criminosa. Durante a operação, uma fábrica clandestina que produzia e comercializava equipamentos para adulterar medidores foi fechada.


Segundo as investigações, o grupo oferecia os serviços ilícitos a comércios e residências da cidade. Três dos detidos eram sócios de uma empresa de manutenção elétrica e seriam os responsáveis pela instalação dos dispositivos de fraude. Outro membro era responsável pela captação de clientes e fornecimento de softwares para manipular os medidores.


A Polícia Civil também identificou ao menos quatro imóveis que utilizavam energia de forma irregular. Foram apreendidos diversos materiais usados nas fraudes, além de documentos que comprovam a prática criminosa.


A concessionária Energisa informou que, somente em 2023, registrou perdas de 728 mil gigawatts devido a furtos de energia. Isso representa uma evasão fiscal estimada em R$ 150 milhões ao estado.


A primeira fase da Operação Cattus foi deflagrada em 2022, quando uma rede de lojas de salgados foi flagrada com medidores adulterados. As investigações continuam para identificar outros envolvidos no esquema.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.